segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Brasileirão: 15ª rodada

Mais uma estrela que retorna: Deco estreou pelo Flu

O futebol é um fenômeno cíclico. A mesa vira, o vento muda de direção e aquele clube que ontem esteve por cima hoje já não mais está. E o clube que ontem esteve por baixo hoje se recupera. Este ciclo serve para ilustrar o clássico Corinthians x São Paulo que aconteceu no domingo. O alvi-negro dominou o jogo praticamente inteiro, vencendo por justos 3 tentos a zero. Adilson Baptista mantém a boa qualidade do jogo corinthiano de quando Mano Menezes estava no comando e mantém o Timão na briga pela ponta. O São Paulo mostra que ainda não absorveu o golpe da eliminação da Libertadores. O time, carente de bons armadores, foi presa fácil para os bons volantes do adversário. Enquanto isso, Hernanes, agora na Lazio, estreou fazendo gol, sofrendo penalti e dando uma assistência.
No Maracanã, Fluminense e Vasco mostraram ao público um bom jogo, cheio de alternativas e com boa atuação de Carlos Alberto. O empate acabou sendo pouco para o Fluminense, que viu o Corinthians diminuir a diferença para apenas 2 pontos. Destaque para a estréia de Deco. Apesar de discreto, é um jogador que tende a fazer deste time do Flu ainda mais perigoso. O Vasco mostrou uma melhora sensível do time que era no começo do campeonato. Enquanto isso, o Flamengo patinou feio na Arena da Baixada e perdeu por 1x0. Enquanto Deivid e Diogo, as novas estrelas do atual campeão, não estrearem, Rogério Lourenço continuará tendo pesadêlos com seu ataque. Outro favorito que perdeu foi o Cruzeiro. O time, órfão do Mineirão, perdeu por 1x0 para o Vitória em casa. E justamente o Vitória, tão criticado em sua terra por ser um time caseiro. O time azul, que tem uma defesa problemática, teve o atacante Thiago Ribeiro expulso por reclamação, o que acabou com as chances de sucesso.
No Rio Grande do Sul, Inter e Grêmio se mostram realmente opostos. Vivendo um momento de calmaria e felicidade, o Inter, com time misto, empatou no Beira-Rio com o lanterna Atlético Goianiense. Em circunstâncias normais péssimo resultado. Mas vai perguntar se algum colorado se estressou? Enquanto isso, nos lados do Olímpico, a situação piora. Renato Gaúcho ainda não acertou o time e agora parece querer caçar algumas bruxas soltas no elenco.
No Palmeiras, Felipão parecia que ia engrenar. Mas o Guarani tratou de fazer o Palmeiras pôr o pé no freio. Na reestréia de Valdívia, o Verdão não saiu do zero com o Bugre e perdeu uma boa chance de embalar. Detalhe foi a crítica contundente de Felipão, alimentando um pouco mais a polêmica Clube dos 13 e CBF. Essa história ainda promete ocupar muito espaço no blog e nos demais veículos. O Santos de Neymar, agora de contrato novo e salário ainda mais astronômico, venceu e convenceu. Com boa atuação do menino, o Peixe dá pinta de que pode chegar para brigar com Corinthians e Fluminense.
Gostaria de chamar a atenção também para a dificuldade recente dos times brasileiros em fazer gols. A média foi de apenas 2 gols por jogo. Espero que nossos atacantes se inspirem um pouco mais na próxima rodada.

2 comentários: