sábado, 21 de agosto de 2010

A maior surpresa não esteve na convocação

Coutinho tem a primeira chance na seleção principal
Uma situação inusitada. Coletiva de imprensa, todo o procedimento de praxe. Eis que a lista corre para as mãos dos jornalistas, temos uma nova convocação da seleção brasileira. Mas é impossível deixar de falar sobre a ausência de adversário. A seleção, em começo de trabalho, ser convocada apenas para treinamentos é algo difícil de compreender. A CBF mascara sua incompetência com o discurso de começar a formar uma idéia de grupo, porém com apenas 1 jogo disputado e competições ainda distantes no calendário, fica difícil de engolir essa conversa. Fica a dúvida: o que será que o sr. Ricardo Teixeira e equipe estão fazendo, a ponto de não encontrar um adversário para um amistoso (lembrando que teremos Argentina x Espanha neste período)?

Agora sim, vamos à lista. Poucas surpresas. Na verdade três jogadores podem ser classificados como surpresas: Douglas Costa, Phillipe Coutinho e Fernandinho. Os dois primeiros possuem idade olímpica e é bastante improvável que não estejam em Londres lutando pelo ouro inédito. Já Fernandinho, 25 anos e companheiro de Douglas Costa no Shakhtar Donetsk, tem sua segunda chance na seleção com cara de primeira. Em 2005, quando ainda atuava pelo Atlético Paranense, foi chamado, mas não teve a chance de jogar devido a uma lesão sofrida na disputa da Libertadores.

Mano mantém a tendência de um time leve, habilidoso e renovado. Porém deu a dica de que em 2011 os jogadores já consagrados (provavelmente Júlio César, Maicon, Lúcio, Juan e Kaká) retornam à seleção. Talvez ainda haja esperança até mesmo para Ronaldinho Gaúcho. Apesar de não mais ser a unanimidade de 2004 e 2005, tem a cara da seleção que Mano tenta construir: futebol alegre, criativo e veloz. Outros jogadores em breve deverão aparecer no time. Renato Augusto, do Bayer, Adriano, agora no Barcelona, Fábio do Cruzeiro e Bruno César vivem a expectativa do "quando".

Lista completa:

Goleiros: Gomes (Tottenham) e Diego Alves (Almería).
Laterais: Daniel Alves (Barcelona), Rafael (Manchester United), André Santos (Fenerbahçe) e Marcelo (Real Madrid).
Zagueiros: Alex (Chelsea), David Luiz (Benfica), Henrique (Racing Santander) e Thiago Silva (Milan).
Volantes e meias: Carlos Eduardo (Hoffenheim), Douglas Costa (Shakhtar), Fernandinho (Shakhtar), Hernanes (Lazio), Lucas (Liverpool), Philippe Coutinho (Inter de Milão), Ramires (Chelsea) e Sandro (Tottenham).
Atacantes: Alexandre Pato (Milan), André (Dínamo de Kiev), Hulk (Porto) e Robinho (Manchester City).


Dan Félix

5 comentários:

  1. Eu vejo com bons olhos a convocação só para treinos. "Antes só do que mal acompanhado".Melhor treinar do que jogar aqueles amistosos lixos.

    ResponderExcluir
  2. Shakhtar Donetsk criando tradição de convocação pra seleção. Elano, Fernandinho, Douglas...

    ResponderExcluir
  3. Senti falta do Renato Augusto, Denílson(Arsenal), Thiago Motta(Inter) e alguns outros que poderiam ser testados na seleção.

    ResponderExcluir
  4. Henry tem razão quando dizer "Antes só do que mal acompanhado", mas foi incompetência clara da CBF, Brasil mais do que nunca precisará de amistosos contra equipes fortes.

    ResponderExcluir
  5. Adriano lateral esquerdo podia era passar pra direita e tirar o enganador da Seleção isso sim.

    ResponderExcluir